quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Um comentário:

  1. O fenômeno da globalização, desigualdades sociais e exclusão

    A globalização é um fenômeno que busca levar ao homem, informações além das fronteiras. Há anos, o mundo vem passando por uma série de transformações, sofisticações e quando vamos parar para refletir sobre o verdadeiro efeito desse processo percebemos que ele também é arrebatador. De certa forma limita o ser humano, e se o mesmo não tiver meios para acompanhar as exigências que a mesma determina é imediatamente excluído do meio social.
    Esta é a realidade, e não podemos nos deixar passar despercebidos. O mercado de trabalho exige hoje um profissional “super dotado”, capaz de realizar inúmeras tarefas em uma única função. Na educação não é diferente. Os que têm condições de se especializar são capazes de acompanhar a evolução do sistema, enquanto os que não conseguem por condições financeiras inferiores, que também já é uma consequência do processo terminam por serem excluídos, tanto da escola como da sociedade em geral, pois o que percebemos é que a cada dia estamos situados num mundo onde a concorrência está a frente de tudo o que vamos fazer em nossas vidas. Daí precisamos sermos os melhores em tudo que fazemos.
    Dentro desta realidade, as políticas educacionais atribuem à exclusão social aos efeitos da globalização, pois mesmo depois de tantas reformas trabalhistas ainda convivemos com realidades desumanas, carregadas de transtornos e explorações as classes mais simples de nossa sociedade. Crianças ainda vivem distante da sala de aula, não tem um lugar seguro para viver, o direito à saúde e a uma alimentação digna é privilegio de poucos, e assim acaba se distanciando de sua cultura, de sua gente, assim vão se perdendo no mundo da criminalidade.
    Esta realidade não é recente, a mesma vem desde o inicio da colonização. A discriminação, a exclusão e a escravidão acompanham o nosso mundo desde o inicio das socializações.
    A globalização é um fator que ao longo do tempo controla, exclui, libertam e escravizam o ser humano. A todo instante precisamos seguir a linearidade do tempo como o progresso, revolução, modernização, desenvolvimento, crescimento e depois de tudo isso não estaremos mais distante da globalização, mas tão-somente inserida nela, e precisamos estar aptos a acatar as exigências dessa realidade. Hoje precisamos ser sempre melhores, pois a cada instante o mundo nos oferece uma oferta muito grande de informações e precisamos estar aptos a recebê-las e praticá-las, pois só assim estaremos livres da exclusão social.
    De fato a globalização consiste numa serrada divisão do trabalho em nível mundial e o que mais podemos perceber é que a cada dia muitas pessoas ficam cada vez mais pobres, por obrigados a deixarem seus empregos, de certa forma não dá para falar em desemprego sem falar em exclusão social, já que este é talvez um dos maiores fatores de exclusão social que conhecemos. A globalização vem gerando também desemprego, provocando um grande impacto na sociedade, originando a pobreza, perda de status, perda de educação e desagregação da vida familiar, incluindo roubo, tráfico e vandalismo.
    Desta forma, ninguém dá conta que se trata de um problema social que não resulta exclusivamente da incapacidade ou de erros individuais, mas, sobretudo das mudanças econômicas, sociais e tecnológicas ocorridas na sociedade nos últimos anos, através do fenômeno globalização.

    ResponderExcluir